As 6 coisas sobre o crowdfunding e o Indiegogo que precisa de saber

 apis indiegogo colmeia 2

O que é o crowdfunding?

O Crowdfunding (ou financiamento colectivo em português) é um mecanismo de financiamento de um projecto ou empresa a partir da contribuição monetária de um conjunto grande pessoas, tipicamente a partir da internet. O crowdfunding surgiu sobretudo no início desta década como método alternativo de financiamento, fora do sistema financeiro.

Como funciona?

O modelo de crowdfunding é composto por três atores:

  • o promotor do projeto a ser financiado. No nosso caso a Apis Technology;
  • indivíduos ou grupos de indivíduos que participam no projeto comprando produtos ou simplesmente promovendo-o;
  • uma organização ou plataforma moderadora que junta os promotores do projeto aos seus apoiantes. No caso da Apis Technology a plataforma escolhida foi o Indiegogo;

O que é o indiegogo?

O Indiegogo é uma plataforma de crowdfunding criada em 2008 e que promove o financiamento coletivo de projetos e produtos. Nesta plataforma os promotores podem submeter e apresentar os seus projetos à comunidade, e os apoiantes podem confortavelmente comprar os produtos ou apenas apoiar com contribuições simbólicas.

Porque é que o Indiegogo é incrível?

Por estes dias os sites de crowdfunding são as plataformas de lançamento dos produtos mais entusiasmantes do mercado. Muitas equipas de todo o mundo que não fazem parte de grandes empresas e por isso não têm acesso a financiamento de forma fácil, recorrem a estes sites para encontrarem os seus primeiros clientes e ao mesmo tempo conseguir financiamento para os últimos retoques para os seus produtos.

Para podermos lançarmos os nossos produtos e iniciar a sua produção necessitamos de uma verba inicial de que não dispomos. Ao utilizar o indiegogo temos a possibilidade de comercializar os nossos produtos a um preço inferior ao de retalho, e com o dinheiro angariado poderemos desbloquear a produção.

Como se pode utilizar?

É tão fácil quanto comprar uma peça de roupa numa loja online. As melhores plataformas de pagamento como o paypal ou cartão de crédito estão disponíveis e a única coisa que tem de fazer é confirmar as ordens de comprar e esperar pelo mail de confirmação.

A Apis Technology irá partilhar brevemente um tutorial para que não tenha qualquer dúvida.

Que projetos já passaram pelo Indiegogo?

Os apicultores mais atentos já ouviram falar de certeza do Flow Hive. Esta invenção australiana permite que o apicultores retirem diretamente dos quadros o mel, para isso rodando apenas uma alavanca. A campanha do Flow Hive atingiu de resto um record na altura totalizando mais de 12 milhões de dólares.

O Micro Drone 3.0 é a terceira versão do Micro Drone e não é por causa disso que a equipa responsável não utilizou o Indiegogo para financiar o seu desenvolvimento. O resultado foi uma campanha de sucesso que angariou mais de 2 milhões de dólares e onde os apoiantes puderam adquirir um drone de última geração por 150$.

E em Portugal já algum projeto recorreu ao Indiegogo? Não foram muitos, mas alguns fizeram-no com muito bom resultado. O Findster apresentou o seu tracker de GPS para crianças e animais e alcançou uma verba superior a 80 mil dólares.

Todos os dias são submetidos dezenas de projetos e produtos em plataformas de crowdfunding. O objetivo é conseguir reunir as condições para completar a última fase de desenvolvimento e comercialização.

A Apis Technology está a trabalhar para que todos os apicultores sem excepção possam usufruir de um sistema de monitorização nos seus apiários. Para isso os preços de aquisição têm de ser competitivos e necessitamos de completar a última fase de desenvolvimento e produção. Dia 7 de Setembro faça parte do início desta aventura.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *